8.1.02

Fui ver ontem "O Senhor dos Anéis". Recomendo a quem não conhece a história ler o livro, e não ver o filme. Não é que seja ruim, é que, por melhores que tenham sido as intenções e os esforços do diretor Peter Jackson, não há como captar o encanto das palavras de Tolkien no cinema. Os deliciosos detalhes da narrativa se perdem por completo. Trata-se de uma história para ser lida ou ouvida à noite, em volta de uma fogueira, com sutileza e mistério.
Fiquei irritado com os comentários que ouvi ao fim do filme, que, como retrata o primeiro livro da trilogia, obviamente não tem fim. As pessoas saíam sizendo "puxa, sacanagem, três horas e não tem final? É brincadeira..." Brincadeira é ir assistir à propalada (aos quatro ventos) primeira parte de uma trilogia sem saber ao menos do que se trata. E ainda havia alguns que diziam não ter entendido nada, quando a explicação para a origem do Um Anel abre a fita e é clara como a água mais cristalina. Ai, meu Deus, estou ficando velho mesmo. E impaciente.
Pelo menos valeu ver o Christopher Lee como Saruman. Lee é um dos meus ícones de infância, quando assistia aterrorizado àqueles filmes de Drácula da Hammer, que hoje fazem rir.

Nenhum comentário: