17.7.02

Excelente o Márcio Moreira Alves, hoje no Globo:

""Quando a casa do vizinho está ardendo, ninguém pede que ele pague a mangueira do bombeiro antes de começar a combater o fogo”, disse Franklin Roosevelt no discurso de abril de 1941 no qual anunciou o programa “Lend and Lease”, que abria à Inglaterra, cercada pelos submarinos nazistas, crédito ilimitado para comprar nos Estados Unidos os materiais de guerra de que precisava.

Churchill, na sua primeira viagem aos Estados Unidos, havia pedido a medida, dizendo: “Não precisamos dos galantes exércitos que se formam nos Estados Unidos. Dêem-nos as ferramentas e nós terminaremos a tarefa”. Era mais do que uma bravata. As reservas inglesas já estavam totalmente esgotadas. O historiador Waren F. Kimball, que escreveu um livro sobre o programa, estendido à União Soviética em 1942, chamou-o de “The most unsordid act”, a mais generosa das leis.

A América Latina está precisando que os Estados Unidos aprovem leis tão generosas como a “Lend and Lease”. O mundo precisaria também de um estadista com a visão abrangente de Franklin Roosevelt. Em vez disso, temos um Congresso mesquinho, que coloca tantas exigências discriminatórias no fast track, autorização para o presidente concluir negociações bilaterais que a torna impraticável, e um presidente perigosamente medíocre e desinformado, que se recusa a autorizar seu Departamento do Tesouro e o FMI a salvar do caos os vizinhos do Sul. É verdade que o FMI e os bancos multilaterais talvez não tenham recursos suficientes para cumprir o papel salvador que deles se espera. É o que diz, em recente artigo, o economista francês Pierre Salema. Mas só se saberá se tentarem cumpri-lo." (...)

Nenhum comentário: