15.2.02

O grande momento de nossas vidas nunca é chegar lá: é consolidar o haver chegado lá. Sempre me lembro daquela história que reza que, tendo o grande general cartaginês Aníbal posto a Itália de joelhos, o comandante de sua cavalaria, Maárbal, instou-o a marchar sobre a aterrorizada Roma. Mas Aníbal, frio estrategista que era, recusou. E deixou passar, talvez, o momento de mudar a História para sempre com isso. Maárbal, então, teria proferido uma frase que resume a trágica saga de Aníbal e ecoou pelos séculos: "Com que então, Aníbal, sabes vencer uma batalha. Mas não sabes como usar tua vitória".
Eis a questão, meus amigos. Quando eu conseguir saldar todas as minhas dívidas, materiais e metafísicas, e ficar em paz comigo mesmo, espero me lembrar de novo desta historinha.

Nenhum comentário: